OBJETIVOS:
-
Explorar o uso de blogs como estratégias de construção e
socialização de conhecimento em rede , oferecendo aos educadores oportunidade
de vivenciar e compreender aspectos técnicos e pedagógicos relativos ao uso
desta ferramenta tanto a nível de formação pessoal quanto no desenvolvimento de
projetos colaborativos.
- Fomentar a produção e divulgação de
produções autorais com diversas ferramentas, utilizando o blog como suporte
para processos e práticas de Educomunicação mobilizando educadores para o
trabalho a favor da efetivação do direito humano à comunicação e para a
transformação social.
JUSTIFICATIVA:
O Blog é uma tecnologia de publicação e
comunicação na web, podendo ser utilizada na educação com sucesso, se o
educador se apropriar da ferramenta e fizer dela um espaço de autoria e
co-autoria, utilizando-a de forma interativa, mediando conhecimentos
construídos pelos alunos. Blogs são versáteis. Além de possibilitarem a escrita
sobre todo e qualquer assunto, no blog também pode ocorrer a comunicação
através de comentários e por meio de vídeos, imagens, áudios etc. O
objetivo de um blog é muito variado: para mobilizar pessoas, informar sobre
acontecimentos, até fazer um portfólio virtual de produções. Blogs também podem
ser coletivos, já que as plataformas de hospedagem possibilitam que haja mais
de um produtor, editor, escritor, mantenedor. Enfim, todo mundo pode dar
colaborar na construção.
CONTEÚDOS TRABALHADOS:
-
Conceito, blog como recurso e/ou estratégia pedagógica
- diferentes
possibilidades de uso do blog na educação;
- criação de um blog (aspectos técnicos: layout, gadgets,
páginas, configurações)
- Exemplos de projetos utilizando blogs no
contexto educacional
- Inserindo lista de links no blog e hipertexto.
- Utilização de recursos disponíveis na Web que podem ser
utilizados em blogs: vídeo, slide share, imagens, áudios.
-Planejando estratégias pedagógicas para o blog
- Blog colaborativo: desenvolvendo uma atividade de
intercâmbio.
PERÍODO
02/05/2016 A 30/05/2016
PERÍODO
02/05/2016 A 30/05/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário